O calor do verão, as impressões estáticas da natureza e os devaneios de um ser mitológico - com timbres que nunca foram escutados antes e uma música de transições fluidas - Claude Debussy (1862-1918) compôs o seu Prélude à l’après-midi d’un faune revolucionário e fundou assim o impressionismo em 1894.
O som inconfundível das suas composições é composto por vários ingredientes diferentes, p. ex. a escalas pentatónicas, escalas hexafônicas, música barroca francesa, pré-formas do jazz, música de salão e música tradicional. Na exposição mundial de Paris em 1889, ele ouviu música japonesa e javanesa, cuja afinação pentatónica teve uma grande influência no desenvolvimento das suas composições.
Debussy era amigo dos compositores Erik Satie e Igor Stravinsky, e também era um admirador (porém não um imitador) de Richard Wagner.
A sua única ópera terminada Pelléas et Mélisande pertence hoje ao repertório padrão dos grandes teatros de ópera.
Além da sua música de coro e de câmara, a grande obra orquestral La Mer, a peça de três minutos Syrinx pour flûte solo e peças famosas para piano como Deux Arabesques, Children’s Corner, Le petit nègre (Cakewalk) e Clair de Lune pertencem aos grandes destaques das suas obras.
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