“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
Meditation über das erste Präludium C-Dur aus dem "Wohltemperierten Klavier" von J.S. Bach
para: Violino [violoncelo], piano
Partitura de piano, partes solistas
№ do artigo: 356766
aus Kantate BWV 147 - Bearbeitung für Klavier
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 365972
from "Magnificat"
para: Conjunto de metais (5 vozes)
Partitura, partes
№ do artigo: 1670484
Kantate zum 1. Advent
endgültige Fassung
BÄRENREITER URTEXT
para: Sopran solo, Alt solo, Tenor solo, Bass solo, Gemischter Chor (SATB), Oboe d'amore (2), Streicher, Basso continuo
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 116688
Uns ist ein Kind geboren
zum 1. Weihnachtsfesttag
Redução para piano
№ do artigo: 285536
Cantata for the 27th Sunday after Trinity
Bärenreiter Urtext
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 116738
zusammen mit Schubert, F.: Ave Maria, tief (D-Dur)
para: Voz (baixo), piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1668101
para: 2 BL CH
№ do artigo: 313760
Cantata for the 1st day of Christmas
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 137437
para: Voz, piano [órgão]
№ do artigo: 479212
Uns ist ein Kind geboren
zum 1. Weihnachtsfesttag (komplett) (complete)
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 579585
para: Conjunto de metais, órgão
Partitura, partes
№ do artigo: 310609
para: Trompete, órgão
Buch
№ do artigo: 198858
Mélodie religieuse adaptée au 1er Prélude de J.S. Bach
para: Voz, piano
Partitura de piano
№ do artigo: 1678042
para: Coro masculino (TTBB), órgão, instrumentos melódicos
Partitura de coro
№ do artigo: 1669314
aus dem Weihnachtsoratorium BWV 248
Bearbeitung für 8 Flöten (6 Flöten, Altflöte, Bassflöte) - Lollipops
para: 8 flautas
Partitura, set de partes
№ do artigo: 648351
Meditation über das erste Präludium C-Dur aus dem "Wohltemperierten Klavier"
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 356506
für Sopran (Tenor) oder für Alt (Bariton) und Klavier
para: Voz, piano
№ do artigo: 1664708
Kantate zum 3. Weihnachtsfesttag (Urfassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Redução para piano
№ do artigo: 1659317
Kantate zum 1. Weihnachtstag
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 solistas (ST), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 627287
Choral from Cantata No. 147 BWV 147
arranged for piano
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 123679
für 5 Solostimmen, Chor und Orchester
mit Anhang: 4 weihnachtliche Einlagesätze aus der 1. Fassung Es-Dur BWV 243a (Urtextausgabe) (Urtext)
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 378581
"Wachet auf, ruft uns die Stimme" / "Jesus bleibet meine Freude"BWV 140 and 147
para: Piano
№ do artigo: 356813
Weihnachtsoratorium (Urtextausgabe) (Urtext)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 284227
Cantata for Whit Monday
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 116721
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 378383
Kantate zum Sonntag Estomihi
Violine 2
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra de câmara
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1652439
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Flauta 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 681832
Kantate zum 1. Weihnachtstag
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 solistas (ST), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Parte baixo contínuo
№ do artigo: 1657065
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 344548
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 375368
Cantata for the 27th Sunday after Trinity
Bärenreiter Urtext
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 370572
Cantata for the 27th Sunday after Trinity
Bärenreiter Urtext
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 370570
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 210129
Méditation
Seiferts Akkordeon-Musik
para: Acordeão
Parte(s)
№ do artigo: 102168
Ich freue mich in dir
para: Orquestra sinfónica
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 1668291
Cantata for the 3rd day of Christmas
E minor
para: 3 solistas (SAB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Oboé d'amore (parte orquestral)
№ do artigo: 1666841
Ich freue mich in dir
para: Orquestra sinfónica
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1651774
Cantata for the 3rd day of Christmas
E minor
para: 3 solistas (SAB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233082
Cantatas I–III
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 343029
Cantatas I–III
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 343028
Cantatas IV–VI
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 1215620
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 210131
Cantatas IV–VI
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1215621
Feast of the Annunciation
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1667817
Cantata for the 27th Sunday after Trinity
Bärenreiter Urtext
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo [baixo contínuo] (parte orquestral)
№ do artigo: 293209
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 210130
Weihnachtsoratorium (Urtextausgabe) (Urtext)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 187742