“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
aus: Die Elenden sollen essen
para: Gemischter Chor (SATB), Orgel, [Melodieinstrument]
Partitura orquestral
№ do artigo: 1340291
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Flauta 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 232913
Cantata for the 18th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bachausgaben
para: Voz solista (alto), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro
№ do artigo: 771433
Cantata for the 23rd Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
– Graduated prices on request –
para: Voz solista (soprano), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro (Urtext)
№ do artigo: 673159
Kantate zum 1. Sonntag nach Epiphanias (vor 1724)
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro
№ do artigo: 673140
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 424388
Cantata for the 2nd day of Pentecost
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
– Graduated prices on request –
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro (Urtext)
№ do artigo: 684568
Festlicher Schlussgesang zum Gottesdienst
für gemischten Chor (oder 3 Oberstimmen) und Orchester
nach der Kantate BWV 207
para: Coro misto (SATB), orquestra
Partitura de coro
№ do artigo: 684865
Kantate zum Trinitatisfest
Stuttgarter Bachausgabe – Urtextausgabe
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, fagote, baixo contínuo
Partitura de coro
№ do artigo: 674617
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 424387
aus: Bleib bei uns, denn es will Abend werden
para: Voz solista (soprano), coro misto (SATB), órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 1340235
Cantata for the 9th Sunday after Trinity (1725)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro
№ do artigo: 655819
Funeral motet
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 373118
Kantate zum 1. Pfingsttag
para: 2 solistas (SB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura de coro
№ do artigo: 233013
Arie aus der Weihnachtskantate "Ehre sei Gott in der Höhe"
Violoncello / Kontrabass
para: Voz (alto), conjunto de câmara
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 234078
para: Orquestra de acordeão
Parte acordeão 3
№ do artigo: 164963
Funeral motet
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 373121
Cantata for the 15th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz (soprano), trompete, cordas, baixo contínuo
Trompete (parte orquestral)
№ do artigo: 232998
para: Orquestra de acordeão
Parte acordeão 2
№ do artigo: 164962
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 424386
№ do artigo: 384573
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 424390
Kantate zum 4. Sonntag nach Trinitatis
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 234041
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Flauta 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 232912
Kantate zum 16. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura de coro
№ do artigo: 233485
para: Bass-Blockflöte
Stimme
№ do artigo: 1557876
Kantate zum 2. Sonntag nach Epiphanias
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, fagote, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233908
Cantata for the 3rd Sanday after Trinity/all occasions
para: 3 solistas (STB) [SB/TB/SATB], coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte trombone 4
№ do artigo: 232852
para: Flauta de bisel alto
Stimme
№ do artigo: 1557877
Kantate zum Sonntag Estomihi
Violine 2
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra de câmara
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1652439
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 425284
Kantate zum 2. Sonntag nach Epiphanias
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, fagote, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233910
2. Komposition
Orchesterbesetzung: 2 Oboen d'amore, 2 Oboen da caccia, Violino piccolo, Streicher
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Parte oboé de amor 1
№ do artigo: 637785
Kantate zum Sonntag Estomihi
Viola
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra de câmara
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233935
Choral Nr. 6 und Nr. 10 der Kantate BWV 147 "Herz und Mund und Tat und Leben"
para: Coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo; oboé ad lib.
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 235528
Kantate zum 2. Sonntag nach Epiphanias
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, fagote, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233907
Kantate zum Sonntag Estomihi
Violine 1
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra de câmara
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233933
Kaffeekantate
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro
№ do artigo: 427819
Kantate zum 2. Sonntag nach Epiphanias
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, fagote, baixo contínuo
Fagote (parte orquestral)
№ do artigo: 233911
von Bach, Kurig und Salieri
para: Coro
Partitura orquestral
№ do artigo: 1160909
Choral Nr. 6 und Nr. 10 der Kantate BWV 147 "Herz und Mund und Tat und Leben"
para: Coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo; oboé ad lib.
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 235526
aus: h-Moll-Messe
para: Coro misto (SATB), órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 643991
Hymnen und Choräle
para: Coro
Partitura de coro
№ do artigo: 1105993
aus: h-Moll-Messe
para: Coro misto (SSATB), órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 422129
Choral Nr. 6 und Nr. 10 der Kantate BWV 147 "Herz und Mund und Tat und Leben"
para: Coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo; oboé ad lib.
Violino 1 [oboé 1] (parte orquestral)
№ do artigo: 235525
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 556079
para: Flauta de bisel soprano
Stimme
№ do artigo: 1557875
Cantata for the 3rd Sanday after Trinity/all occasions
para: 3 solistas (STB) [SB/TB/SATB], coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte trombone 4
№ do artigo: 1670922