“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
(nach BWV 99/125/115)
para: flauta, oboé de amor, violino, conjunto de cordas, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 460285
(nach BWV 99/125/115)
para: flauta, oboé de amor, violino, conjunto de cordas, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 460283
G. Schirmer Band-Orchestra
Parte tímpanos
№ do artigo: 897942
para: Voz solista (tenor), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 1340543
Cantata for 24th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 769266
para: Coro misto (SATB), 4 instrumentos melódicos, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 1549870
Cantata for the 4th Sunday in Advent.
Reconstruction Uwe Wolf
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 797225
in Sätzen von Johann Sebastian Bach
para: 4 flautas de bisel (SATB quarteto)
Parte flauta de bisel soprano
№ do artigo: 1317423
Cantata for the 11th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 797220
Cantata for the Feast of Ascension
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 vozes solistas (ATB), coro misto, orqueta, baixo contínuo
Parte baixo contínuo
№ do artigo: 797167
Cantata for the Feast of Ascension
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 vozes solistas (ATB), coro misto, orqueta, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 797166
Cantata for the 18th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bachausgaben
para: Voz solista (alto), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 771440
Cantata for the 18th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bachausgaben
para: Voz solista (alto), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte baixo contínuo
№ do artigo: 771439
Kantate zum Sonntag nach Neujahr
Viola
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 681098
Cantata for Purification
BWV 83
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 1317316
Cantata for the 3rd Sunday in Advent (Reconstruction)
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 234054
Kantate zum 9. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Parte órgão
№ do artigo: 233626
Kantate zum 16. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233488
Kantate zum 14. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233285
Cantata for the 13th Sunday after Trinity – Du sollt Gott, deinen Herren, lieben
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben – revised edition 2017
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233272
Kantate zum 1. Pfingsttag
Ausgabe nach der 1. Fassung; Entstehung evtl. früher, Niederschrift spätestens zu Pfingsten 1723
para: 2 solistas (SB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233018
am 7. Sonntag nach Trinitatis
para: Orquestra sinfónica
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 585552
6th Sunday after Trinity
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 372786
para: Orquestra sinfónica
Parte órgão
№ do artigo: 157648
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 148582
Bärenreiter Urtext
para: 2 flautas de bisel alto, cravo, orquestra de cordas
Parte flauta de bisel 2
№ do artigo: 347000
Vorspiel der Kantate Nr. 188BWV 1052
para: Órgão, cordas
Parte para violino 1
№ do artigo: 331694
9. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 1644968
Cantata for Whit Monday
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Parte órgão
№ do artigo: 659528
Parte(s)
№ do artigo: 611965
"Actus tragicus"
Bärenreiter Urtext
para: Coro misto (SATB), orquestra barroca
Viola da gamba 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 612475
Vorspiel der Kantate Nr. 35, 1. Teil
para: Órgão, orquestra
Parte corne inglês
№ do artigo: 1545590
D Major
para: 2 Oboen, Fagott, Streichorchester und Basso continuo (Cembalo oder Orgel)
Parte violoncelo/contrabaixo
№ do artigo: 783835
from "Musikalisches Opfer"
para: Orquestra de cordas
Parte para violino 2
№ do artigo: 784819
para: Orquestra sinfónica
Contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 430175
para: Orquestra sinfónica
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 227307
Lobet Gott in seinen Reichen
für Soli: SATB - Chor: SATB - 2.2.0.0 - 0.3.0.0 - Pk - Str - Bc
para: Solistas, coro misto, orquestra
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 655238
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 164073
para: Orquestra de acordeão
Parte acordeão 3
№ do artigo: 218656
para: Orquestra de acordeão
Parte acordeão 2
№ do artigo: 218655
Viola 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 484942
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 555537
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 604248
Coffee Cantata
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 vozes (STB), flauta, 2 violinos, viola, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 691348
Festlicher Schlussgesang zum Gottesdienst
für gemischten Chor (oder 3 Oberstimmen) und Orchester
nach der Kantate BWV 207
para: Coro misto (SATB), orquestra
Trompete 1, 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 684869
Kantate zum 3. Sonntag nach Epiphanias
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 764413
16th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 232796
Cantata for St. John’s Day
Stuttgarter Bach-Ausgaben Urtext
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 232785