“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
para: Piano/Vocal/Chords
№ do artigo: 1364547
para: Orquestra de sopros
Partitura, partes
№ do artigo: 1384166
para: Voz (aguda), piano
Livro de partituras
№ do artigo: 752843
para: gemischter Chor (SAB) und Klavier
Livro de partituras
№ do artigo: 723291
aus den Filmen „DAS SCHWEIGEN DER LÄMMER“ und „HANNIBAL“
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1209265
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 247871
Melodie: Straßburg (1538)
para: gemischter Chor (SAATBB) oder 6 Solostimmen
Livro de partituras
№ do artigo: 739509
Mel.: Wittenberg 1529 (Weihnachten)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730040
Mel.: Straßburg 1577 (Tod und Ewigkeit)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730073
para: Coro misto (SATB) [4 vozes (SATB)]
Livro de partituras
№ do artigo: 731579
aus dem Magnificat (Weihnachten)
para: 3-stimmiger gemischter Chor (SABar) a cappella und Orgel
Livro de partituras
№ do artigo: 730043
(Weihnachten)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730032
from the Christmas Oratorio
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 726121
(Weihnachten)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 753375
Text: Str. 1: trad. 15. Jahrhundert; Str. 2+3: Mrtin Luther 1524; Mel.: Ebersberg um 1480 (Pfingsten)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730051
Römer 8, 2+9; aus BWV 227
para: Coro feminino (SSA) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 733620
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