“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
aus dem Violinkonzert BWV 1041 für Brass Quintett
Time for Brass
para: 2 trompetes, trompa, trombone, tuba (quinteto)
Partitura, partes
№ do artigo: 1560355
Suite für Brass-Quartett
Time for Brass
para: 2 trompetes, trombone, tuba
Partitura, partes
№ do artigo: 1560286
Kantate zum Sonntag Estomihi
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 169346
Kantate zum Sonntag Estomihi
Redução para piano
№ do artigo: 157621
Kyrie-Gloria-Messe (Lutherische Messe)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 330488
Kantate zum 6. Sonntag nach Trinitatis
Bearbeitung der Solokantate, im Original mit Begleitung durch Obda, Streicher, Org, Bc
para: Voz (alto), órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 330045
aus: Matthäuspassion
BWV 244,3
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 422614
Kantate zum 16. Sonntag nach Trinitatis
para: 2 solistas (AT), coro misto (SATB), orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 385461
Motet
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SSATB); instrumentos colla parte, baixo contínuo ad lib.
Set de partes
№ do artigo: 234088
Kantate zum Sonntag Exaudi
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura de bolso
№ do artigo: 234018
Kantate zum 22. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de bolso
№ do artigo: 233746
BWV 114; Kantate zum 17. Sonntag nach Trinitatis
Studienpartitur
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de bolso
№ do artigo: 233733
Kantate zum 11. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Redução para piano
№ do artigo: 233719
Kantate zum 11. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 233718
Kantate zum 3. Sonntag nach Epiphanias
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de bolso (Urtext)
№ do artigo: 233697
Kantate zum 3. Sonntag nach Epiphanias
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 233694
Kantate zum 9. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura de bolso
№ do artigo: 233474
Kantate zum 1. Advent
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 233049
Kantate zum 1. Advent
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de bolso
№ do artigo: 233039
Kantate zum 1. Advent
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 233038
Chor zum Michaelisfesttag (überlieferte Form)
Entstehung in der späteren Schaffenszeit um 1740
para: Coro misto (SAATB), orquestra, órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 232977
Easter Monday
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 232763
Kantate zum 19. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 232754
Band I
para: 2 violinos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 606274
Bach's Circle
para: Piano [órgão]
Livro
№ do artigo: 334033
für Mandoline (Flöte/Violine) und Gitarre (original für Cembalo)
para: Bandolim, guitarra
Partitura, partes
№ do artigo: 663514
from Partita no. 2 in D minor BWV 1004
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 778049
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 885671
para: 2 trompetes, trompa, trombone, tuba (quinteto)
Partitura, partes
№ do artigo: 476269
Edition Grassauer Blechbläserensemble
para: 4 trompetes
Partitura, partes
№ do artigo: 1351475
para: GES-H (S) VC (KB/FAG/BASS-POS) ORG
№ do artigo: 184292
Arrangement with one orchestra only (arr. D. Sourisse)
BWV 244, 2020
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 1023558
Hunting Cantata
para: 4 solistas (SSTB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Set de partes
№ do artigo: 797988
eingerichtet von J. S. Bach
Edition Bach-Archiv Leipzig - Musikalische Denkmäler
para: Coro misto (SATB), 3 trombones, órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 636744
Version Hellmann/Glöckner
Edition published in cooperation with the Bach-Archiv Leipzig, reconstructed version (2001)
Stuttgarter Bach-Ausgaben Urtext
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 279225
Cantata for the 19th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz solista (baixo), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 278102
based on cantata movements
para: Instrumento melódico (Dó), órgão
Partitura de órgão, parte solo
№ do artigo: 140113
Cantata for the 19th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz solista (baixo), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de bolso
№ do artigo: 341031
Cantata for the 19th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz solista (baixo), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 424211
aus: Ein Musikalisches Opfer
Postal
№ do artigo: 424148
Postkarte
para: 2 coros mistos (SATB, SATB); orquestra ad lib.
Postal
№ do artigo: 424132
Kantate zum 4. Sonntag nach Epiphanias
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra
Postal
№ do artigo: 424131
Kantate zum Sonntag Sexagesimae
Leipziger Fassung, 1715(?)
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Set de partes
№ do artigo: 655886
para: Coro misto (SATB); piano ad lib.
Partitura de coro
№ do artigo: 909077
Jesu, Joy of Man's Desiring
para: Coro misto (SATB); piano ad lib.
Partitura de coro
№ do artigo: 924283
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 921990
Orch.
para: SATB with SATB Soli
Livro
№ do artigo: 933533
Kantate
para: SATB with SATB Soli
Livro
№ do artigo: 930201