“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
Kantate zum Ratswechsel
Umgestaltung der gleichnamigen Kantate zum 12. Sonntag nach Trinitatis BWV 69a
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233159
Kantate zum Fest Mariae Heimsuchung (Leipziger Fassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 497400
Cantata for funeral service / Purification of Mary.
Reconstruction Klaus Hofmann
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 solistas (TB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo (parte orquestral)
№ do artigo: 233919
Kantate zum 1. Weihnachtstag (Frühfassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233443
Kantate zum 1. Weihnachtstag (Frühfassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233442
Kantate zum Ratswechsel
para: Baixo contínuo
Parte baixo contínuo
№ do artigo: 641927
Kantate zur Ratswahl 1727 – Rekonstruktion
Stuttgarter Bach-Ausgaben (durchgesehene Neuauflage)
para: 2 solistas (SA), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo (parte orquestral)
№ do artigo: 234069
Kantate zur Ratswahl 1727 – Rekonstruktion
Stuttgarter Bach-Ausgaben (durchgesehene Neuauflage)
para: 2 solistas (SA), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 234067
Kantate zur Ratswahl 1727 – Rekonstruktion
Stuttgarter Bach-Ausgaben (durchgesehene Neuauflage)
para: 2 solistas (SA), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 234066
Cantata for the Sunday of Septuagesimae
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233460
Kantate zum Ratswechsel
Umgestaltung der gleichnamigen Kantate zum 12. Sonntag nach Trinitatis BWV 69a
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233161
Kantate zum 13. Sonntag nach Trinitatis
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte baixo contínuo
№ do artigo: 673204
Kantate zum Sonntag nach Neujahr
Viola
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 681098
Kantate zum Ratswechsel
para: Baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 642047
Cantata for the 20th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 vozes (SB), oboé d'amore, cordas, baixo contínuo
Oboé d'amore (parte orquestral)
№ do artigo: 690028
Kantate zum 1. Weihnachtstag (Frühfassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233444
Kantate zum Ratswechsel
Umgestaltung der gleichnamigen Kantate zum 12. Sonntag nach Trinitatis BWV 69a
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233158
Cantata for funeral service / Purification of Mary.
Reconstruction Klaus Hofmann
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 solistas (TB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola d'amore (parte orquestral)
№ do artigo: 233918
Cantata for a wedding
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 solistas (SAB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Baixo contínuo (parte orquestral)
№ do artigo: 673213
Bestimmung unbekannt
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233516
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 344550
Coffee Cantata
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 vozes (STB), flauta, 2 violinos, viola, baixo contínuo
Parte flauta
№ do artigo: 691352
Kantate zum Ratswechsel
para: Baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 641944
Kantate zum Sonntag nach Neujahr
Violine 2
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 681097
Cantata for the Sunday of Septuagesimae
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233457
Kantate zum Fest Mariae Heimsuchung (Leipziger Fassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 497399
Kantate zum Ratswechsel
para: Baixo contínuo
Parte de viola
№ do artigo: 642028
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 5 solistas (SSATB), coro misto (SSATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 344549
Bestimmung unbekannt
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233517
Kantate zum 8. Sonntag nach Trinitatis
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233959
para: Campanas
Buch
№ do artigo: 1095075
BWV 1068
para: 2 trompetes (Si b), 2 trombones (tenor, baixo)[2 trompetes (Si b), trompa (Fá), trombone baixo]
Partitura, partes (download PDF)
№ do artigo: 1336
Klassik
para: Coro
Partitura orquestral
№ do artigo: 875408
para: Violino, flauta de bisel, oboé, trompete, cordas, baixo contínuo
Parte violino solo
№ do artigo: 210588
21. Sonntag nach Trinitatis
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 472469
para: Orquestra sinfónica
Parte flauta de bisel 2
№ do artigo: 295082
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 553097
Cantata for the 3rd Sunday after Trinity/all occasions
Stuttgarter Bach-Ausgaben - Urtext
para: 3 solistas (STB) [SB/TB/SATB], coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro (Urtext)
№ do artigo: 232837
Cantata for the 27th Sunday after Trinity
Bärenreiter Urtext
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 370571
Cantata for Whit Monday
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 643888
Edition Schott Einzelausgabe
para: Piano [cravo]
Livro de partituras
№ do artigo: 356084
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1690019
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1007720
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1007537
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1006687
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1005612
Kantate zum Sonntag Trinitatis
BÄRENREITER URTEXT
para: 1. Oboe
Stimme, Urtextausgabe
№ do artigo: 869651