Richard Wagner (1813-1883) parece que ainda hoje desafia os seus ouvintes a tomar uma decisão: a meu favor ou contra mim?
Por um lado, há os seus admiradores entusiásticos – os Wagnerianos: Eles se entregam desenfreadamente à atração da sua música e fazem todos os verões uma peregrinação à “colina verde” em Bayreuth para ver a obra (e o túmulo) do seu mestre. Do outro lado existem os detratores de Wagner: eles acham suas obras muito longas e barulhentas, ou não podem e querem ignorar o fato de Wagner ter sido o compositor preferido de Hitler.
Visto sobriamente, tem que reconhecer: Richard Wagner revolucionou a música e o teatro ao querer levá-los de volta à sua origem comum. Ele viu isso no antigo drama grego, no qual a poesia, a música e a dança formavam uma unidade. Neste sentido ele desenvolveu a sua ideia da “obra de arte total”, que ele exemplificou nas quatro partes do Anel do Nibelungo, para cuja performance foi construído o Bayreuth Festspielhaus.
Assim como o seu contemporâneo Giuseppe Verdi é considerado o representante da música italiana, Richard Wagner tornou-se o epítome do compositor alemão. Mesmo durante sua vida, se juntaram inúmeros de admiradores como Franz Liszt e Anton Bruckner e também vários oponentes como Robert Schumann e Johannes Brahms. Wagner também teve uma grande influência em compositores franceses como Claude Debussy ou Ernest Chausson.
Embora Wagner não tenha escrito óperas numéricas no sentido tradicional, alguns “destaques” das suas obras podem ser extraídos e tocados por amadores. Por exemplo para coros, o coro nupcial da ópera Lohengrin e – um clássico para todos os coros masculinos – Steuermann, lass die Wacht do Holandês Voador são adequados.
aus Opern und Musikdramen
für Klavier mit übergelegtem Text
Band 1
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 287346
Dresdner und Pariser Fassung in Szenenfolge
Oper in 3 Akten WWV 20
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 382592
para: Orquestra de cordas
Partitura orquestral
№ do artigo: 1651689
Studie zu "Tristan und Isolde"
para: Coro misto (SSSSAAAATTTTBBBB) a cappella; piano para ensaiar
Partitura orquestral
№ do artigo: 154766
Edition Pro Salon
para: Flauta, clarinete, 2 violinos, violoncelo, contrabaixo, piano
№ do artigo: 134617
Romantische Oper in drei Akten WWV 75
Wagner Urtext-Klavierauszüge
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 478126
Der Ring des Nibelungen WWV 86 A
Eulenburg Studienpartituren
para: Vozes, orquestra
Partitura de bolso (capa dura, Urtext)
№ do artigo: 1690945
Textbuch, Einführung und Kommentar
Opern der Welt
Libreto
№ do artigo: 214240
Große tragische Oper in 5 Akten WWV 49
Richard Wagner - Complete Works, Vol. 3/V
para: Solistas, coro misto, orquestra
Partitura (capa dura, com análise musical)
№ do artigo: 1546020
"Brautchor" aus "Lohengrin"WWV 75
para: Flauta, oboé, clarinete, trompa, fagote (quinteto de sopro)
Partitura, partes
№ do artigo: 1667174
para: Conjunto de metais (14 vozes), tímpanos
Partitura, partes
№ do artigo: 1555572
transcribed for organ by Edwin H. LemareWWV 103
para: Órgão
№ do artigo: 605594
Autograph. Nationalarchiv der Richard-Wagner-Stiftung Bayreuth
Documenta musicologica II/45 (Faksimile) (Facsimile)
para: Solistas, coro masculino, orquestra
Partitura (fac-símile, capa dura)
№ do artigo: 610738
Der Ring des Nibelungen WWV 86 A
Textbuch, Einführung und Kommentar
Opern der Welt
para: Solistas, coro misto, orquestra
Libreto
№ do artigo: 111563
Reprinted in the authoritative C. F. Peters edition published in Leipzig, ca. 1910
para: Vozes solistas, orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 150285
para: 2 pianos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 484814
Choral
para: Coro masculino (TTBB), piano
Partitura de coro
№ do artigo: 317273
Heft 6: Richard Wagner
para: Fagote
Livro de partituras
№ do artigo: 1667395
para: Piano a 4 mãos
Parte(s)
№ do artigo: 353082
WWV 63
para: Orquestra sinfónica
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 1664408