Um sinónimo de criança prodígio. O epítome do gênio da música. A combinação ideal de leveza e pensamentos profundos. O cliché da criança eterna. Aquele que morreu cedo demais e de forma misteriosa . Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1793) é tudo isso. Podes descobrir a sua música – novamente ou de forma mais detalhada – através das partituras do Stretta!
Há muitos clichés sobre Mozart. Aqui vamos esclarecer alguns deles:
Leopold Mozart deve ter sido um pedagogo excepcional. Isso não só prova a sua Escola de Violino, que ainda hoje é de grande importância, mas sobretudo as carreiras musicais dos seus dois filhos Wolfgang Amadeus e Maria Anna (chamada de “Nannerl”) na sua infância precoce. Acima de tudo, o pai considerava o talento extraordinário do pequeno Wolferl como um dom de Deus e por isso, como uma obrigação. O sucesso material dos tournées dos seus filhos prodígios foi certamente mais do que um efeito colateral bem-vindo: certamente, ele sabia como apresentar seus filhos de uma forma impressionante: Tocar à primeira vista, improvisar sobre temas definidos, tocar debaixo de teclas encobertas – um pouco de circo sempre fazia parte. O pequeno Wolfgang, de qualquer maneira, parece ter gostado: Ele permaneceu muito ligado ao seu pai até a sua morte e nunca fez nenhum comentário negativo sobre a sua infância nas suas inúmeras cartas.
O mito de Mozart como um gênio empobrecido foi desmentido. Durante os dez anos onde ele viveu em Viena (1781-1791) trabalhando como compositor freelancer, ele ganhava acima da média. O seu apartamento tinha sete quartos espaçosos (e mais um estábulo) e ele se dava o luxo de comprar símbolos de status da nobreza, como um cavalo ou uma mesa de bilhar. O fato de ele viver sempre acima das suas possibilidades e de se endividar frequentemente é outra questão.
A enorme quantidade de música que Mozart criou nos 35 anos da sua vida – ainda sem falar da qualidade – nunca deixa de nos surpreender. O século XIX gostava de fazer uma imagem de Mozart como “queridinho dos deuses”, um génio cuja música ia voando atrás dele. É também graças à pesquisa do especialista de Mozart Ulrich Konrad, que mergulhou profundamente nos esboços e autógrafos, que agora sabemos o quanto Mozart teve que trabalhar muito para a sua música, que soa tão leve e elegante. Isto pode ser lido no seu livro recomendado sobre Wolfgang Amadé Mozart.
Heft 9: Salzburger Nachtmusik I
para: Orquestra jovem de cordas
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 243147
Heft 9: Salzburger Nachtmusik I
para: Orquestra jovem de cordas
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 243145
Urtext
Stuttgarter Mozart-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 235130
Stuttgarter Mozart-Ausgaben
para: Voz solista (soprano), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Partitura de coro (Urtext)
№ do artigo: 234947
zu den Konzerten für Flöte und Orchester G-Dur KV 313 und D-Dur KV 314
Cadenza 10
para: Flauta
Livro de partituras
№ do artigo: 627258
Hornkonzert (Urtextausgabe)
para: Trompa, piano
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 195117
Urtext
para: Orquestra sinfónica
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 155392
Urtext Primo: un nuevo concepto de introducción a la literatura pianística.
Edición con comentarios en francés y español.
para: Piano
Livro de partituras (Urtext)
№ do artigo: 618933
para: Clarinete, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 239114
after "Ein Orgelstück für eine Uhr KV 608"
para: Orquestra de cordas
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 444361
nach der Sinfonia concertante KV 364
Bärenreiter Urtext
para: 2 violinos, 2 violas, 2 violoncelos [violoncelo, contrabaixo] (sexteto)
Violoncelo 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 443941
(Urtext)
para: Orquestra
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 299667
KV 315 (285e)
Urtextausgabe
para: Flauta, orquestra
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 366599
Ouverture
Bärenreiter Urtext
para: Orquestra sinfónica
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 203959
(Urtext)
para: Piano, orquestra
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 611785
Bärenreiter Urtext
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 477300
(Urtext)
para: Solistas, coro misto, orquestra
Partitura de coro
№ do artigo: 460157
Bärenreiter Urtext
para: Orquestra de câmara
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 459295
(Urtext)
para: Solistas, coro misto, orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 430840
Bärenreiter Urtext
para: Orquestra sinfónica
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 363449
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), 3 trombones, 2 violinos, baixo contínuo
Violoncelo, fagote, contrabaixo [violone] (parte orquestral)
№ do artigo: 341114
(Urtext)
para: Orquestra sinfónica
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 330487
Bärenreiter Urtext
para: Orquestra sinfónica
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 116488
für zwei Violinen, Viola und Violoncello
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Set de partes
№ do artigo: 378831
Bärenreiter Urtext
para: Clarinete (Lá) [clarinete baixo], orquestra
Redução para piano, 2 partes de solo (Urtext)
№ do artigo: 116514
The Requiem, completed by Franz Xaver Süßmayr, in its traditional form
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 116413
Eulenburg Studienpartituren
para: Oboé, violino, viola, violoncelo
Partitura de bolso
№ do artigo: 391469
para: FCH (SSA) KLAV (+ FL)
№ do artigo: 576460
Motette (Urtextausgabe) (Urtext)
para: Voz (soprano), piano
Redução para piano
№ do artigo: 116603
StudioReihe Gitarre, Band 10
Studio-Reihe Gitarre (Verlagskopie) (Editor's copy)
para: Guitarra
Partitura, set de partes
№ do artigo: 131364
Lied, KV 476
para: Voz (aguda), piano
Partituras
№ do artigo: 1536
D-Dur, KV 412 / KV 514
(Traditionelle Fassung)
para: Trompa (Ré/Fá), orquestra
Redução para piano, parte de voz solista (download PDF)
№ do artigo: 1937
Rezitativ und Arie (Zerlina) aus der Oper "Don Giovanni"
para: Voz (soprano), piano
Partituras, arquivos de áudio
№ do artigo: 2128
Duettino (Zerlina, Don Giovanni) aus der Oper "Don Giovanni"
transponierte Fassung für tiefere Stimmen
para: 2 vozes (SB), piano
Partituras
№ do artigo: 2158
KV 15hh, bearbeitet für zwei Violinen oder Klarinetten
para: 2 violinos [clarinetes]
Partitura de conjunto (download PDF)
№ do artigo: 2533
Lied, KV 349 (367a)
para: Voz (media/grave), piano
Partituras
№ do artigo: 3178
para: Coro masculino (TTBB); piano ad lib.
Partitura de piano
№ do artigo: 647721
Arietta aus der Oper "Die Entführung aus dem Serail"
para: 2 flautas [clarinetes]
Partitura de conjunto (download PDF)
№ do artigo: 1135
Arie der Königin der Nacht aus der Oper "Die Zauberflöte", KV 620
para: Voz (soprano), piano
Partituras, arquivos de áudio
№ do artigo: 1243
Lied, KV 476
para: Voz (media), piano
Partituras
№ do artigo: 1677
Adaption für Violine, Viola, Violoncello und Klavier
para: Violino, viola, violoncelo, piano
Partitura de piano, partes solistas
№ do artigo: 495373
Chor aus der Oper "Die Zauberflöte"
Transkription für Gitarre von Fernando Sor
para: Guitarra
Partituras
№ do artigo: 1732
aus: 25 Stücke für drei Bassetthörner, KV 439b (Nr. 5)
eingerichtet für drei Saxophone
para: 3 saxofones (SAT)
Partitura, partes (download PDF)
№ do artigo: 4055
aus der Oper "Die Zauberflöte"
bearbeitet für Klavier zu vier Händen
para: Piano a 4 mãos
Partituras
№ do artigo: 2653
aus: 25 Stücke für drei Bassetthörner, KV 439b (Nr. 8)
eingerichtet für drei Saxophone
para: 3 saxofones (SAT)
Partitura, partes (download PDF)
№ do artigo: 4056
para: Clarinete, piano
№ do artigo: 495458
KV 487 (Nr. 7-12)
para: 2 trompas (Mi b)
Partitura de conjunto (download PDF)
№ do artigo: 1709
KV 594
eingerichtet für Orgel
para: Órgão
Partituras
№ do artigo: 1899