Um sinónimo de criança prodígio. O epítome do gênio da música. A combinação ideal de leveza e pensamentos profundos. O cliché da criança eterna. Aquele que morreu cedo demais e de forma misteriosa . Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1793) é tudo isso. Podes descobrir a sua música – novamente ou de forma mais detalhada – através das partituras do Stretta!
Há muitos clichés sobre Mozart. Aqui vamos esclarecer alguns deles:
Leopold Mozart deve ter sido um pedagogo excepcional. Isso não só prova a sua Escola de Violino, que ainda hoje é de grande importância, mas sobretudo as carreiras musicais dos seus dois filhos Wolfgang Amadeus e Maria Anna (chamada de “Nannerl”) na sua infância precoce. Acima de tudo, o pai considerava o talento extraordinário do pequeno Wolferl como um dom de Deus e por isso, como uma obrigação. O sucesso material dos tournées dos seus filhos prodígios foi certamente mais do que um efeito colateral bem-vindo: certamente, ele sabia como apresentar seus filhos de uma forma impressionante: Tocar à primeira vista, improvisar sobre temas definidos, tocar debaixo de teclas encobertas – um pouco de circo sempre fazia parte. O pequeno Wolfgang, de qualquer maneira, parece ter gostado: Ele permaneceu muito ligado ao seu pai até a sua morte e nunca fez nenhum comentário negativo sobre a sua infância nas suas inúmeras cartas.
O mito de Mozart como um gênio empobrecido foi desmentido. Durante os dez anos onde ele viveu em Viena (1781-1791) trabalhando como compositor freelancer, ele ganhava acima da média. O seu apartamento tinha sete quartos espaçosos (e mais um estábulo) e ele se dava o luxo de comprar símbolos de status da nobreza, como um cavalo ou uma mesa de bilhar. O fato de ele viver sempre acima das suas possibilidades e de se endividar frequentemente é outra questão.
A enorme quantidade de música que Mozart criou nos 35 anos da sua vida – ainda sem falar da qualidade – nunca deixa de nos surpreender. O século XIX gostava de fazer uma imagem de Mozart como “queridinho dos deuses”, um génio cuja música ia voando atrás dele. É também graças à pesquisa do especialista de Mozart Ulrich Konrad, que mergulhou profundamente nos esboços e autógrafos, que agora sabemos o quanto Mozart teve que trabalhar muito para a sua música, que soa tão leve e elegante. Isto pode ser lido no seu livro recomendado sobre Wolfgang Amadé Mozart.
Marche funebre del Sig. Maestro Contrapunto, KV 453a
para: Piano
Partituras
№ do artigo: 3606
KV 3
para: Piano
Partituras
№ do artigo: 2028
aus der Oper "Die Zauberflöte"
Transkription für Gitarre von Fernando Sor
para: Guitarra
Partituras
№ do artigo: 2166
Duett aus dem Finale I der Oper "Die Zauberflöte"
Transkription für Gitarre von Fernando Sor
para: Guitarra
Partituras
№ do artigo: 2172
Chor aus der Oper "Die Zauberflöte"
Transkription für Gitarre von Fernando Sor
para: Guitarra
Partituras
№ do artigo: 1732
para: Choral
№ do artigo: 1378404
para: Choral
№ do artigo: 1378405
Notturno
para: Chor SAB, Klavier
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339687
para: Choral
№ do artigo: 1377379
para: Chor SSA, [Klavier] (arr.)
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339679
para: Choral
№ do artigo: 1377365
para: Chor SSA, [Klavier] (arr.)
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339680
Partitura orquestral
№ do artigo: 1338087
para: Gemischter Chor (SATB), [Klavier]
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339695
Canzonetta
para: Chor SAB, Klavier
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339690
Partitura orquestral
№ do artigo: 1338075
para: Coro misto (SATB), baixo contínuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339740
para: Choral
№ do artigo: 1377366
para: Chor (1-stimmig), Klavier
Partitura orquestral
№ do artigo: 1338105
para: Choral
№ do artigo: 1377378
para: Coro misto (SAB), órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339797
Notturno
para: Chor SAB, Klavier
Partitura orquestral
№ do artigo: 1339702
para: Choral
№ do artigo: 1377936
para: Choral
№ do artigo: 1376752
para: Choral
№ do artigo: 1376228
para: Choral
№ do artigo: 1376546
para: Choral
№ do artigo: 1373687
aus: Die Entführung aus dem Serail
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 1337759
aus: Die Zauberflöte
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 1337755
aus: La clemenza di Tito
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 1337754
aus: Ascanio in Alba
para: Coro misto (SATB), piano
Partitura orquestral
№ do artigo: 1337763
aus: Le nozze di Figaro
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 1337758
para: Choral
№ do artigo: 1377937
para: Choral
№ do artigo: 1377938
para: Choral
№ do artigo: 1377930
from "The Magic Flute"
para: Piano a 4 mãos
Livro de partituras
№ do artigo: 746487
from "The Magic Flute"
para: Piano a 4 mãos
Livro de partituras
№ do artigo: 731718
Haager
para: Orchester oder Streichorchester
Parte violoncelo/contrabaixo
№ do artigo: 783888
para: Violino, orquestra
Einzelstimme Violoncello/Kontrabass rip.
№ do artigo: 784698
Lambacher
para: Orquestra
Parte para violino 1
№ do artigo: 784724
from The Marriage of Figaro
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 759044
para: Violino, orquestra
Einzelstimme Violine I rip.
№ do artigo: 784694
para: Violino, orquestra
Einzelstimme Violin III rip.
№ do artigo: 784696
"Schlafe, mein Prinzchen, schlaf ein"
para: Chor (SA) mit Sopran solo oder Violine; Klavier ad libitum
Partitura de coro
№ do artigo: 746814
from the opera "The Magic Flute"
para: 4 flautas de bisel (SATB quarteto)
Livro de partituras
№ do artigo: 759162
from the opera "Die Entführung aus dem Serail”
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 760301
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1552295
from: The Magic Flute, K. 620
para: Guitarra
Livro de partituras
№ do artigo: 722183