Um sinónimo de criança prodígio. O epítome do gênio da música. A combinação ideal de leveza e pensamentos profundos. O cliché da criança eterna. Aquele que morreu cedo demais e de forma misteriosa . Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1793) é tudo isso. Podes descobrir a sua música – novamente ou de forma mais detalhada – através das partituras do Stretta!
Há muitos clichés sobre Mozart. Aqui vamos esclarecer alguns deles:
Leopold Mozart deve ter sido um pedagogo excepcional. Isso não só prova a sua Escola de Violino, que ainda hoje é de grande importância, mas sobretudo as carreiras musicais dos seus dois filhos Wolfgang Amadeus e Maria Anna (chamada de “Nannerl”) na sua infância precoce. Acima de tudo, o pai considerava o talento extraordinário do pequeno Wolferl como um dom de Deus e por isso, como uma obrigação. O sucesso material dos tournées dos seus filhos prodígios foi certamente mais do que um efeito colateral bem-vindo: certamente, ele sabia como apresentar seus filhos de uma forma impressionante: Tocar à primeira vista, improvisar sobre temas definidos, tocar debaixo de teclas encobertas – um pouco de circo sempre fazia parte. O pequeno Wolfgang, de qualquer maneira, parece ter gostado: Ele permaneceu muito ligado ao seu pai até a sua morte e nunca fez nenhum comentário negativo sobre a sua infância nas suas inúmeras cartas.
O mito de Mozart como um gênio empobrecido foi desmentido. Durante os dez anos onde ele viveu em Viena (1781-1791) trabalhando como compositor freelancer, ele ganhava acima da média. O seu apartamento tinha sete quartos espaçosos (e mais um estábulo) e ele se dava o luxo de comprar símbolos de status da nobreza, como um cavalo ou uma mesa de bilhar. O fato de ele viver sempre acima das suas possibilidades e de se endividar frequentemente é outra questão.
A enorme quantidade de música que Mozart criou nos 35 anos da sua vida – ainda sem falar da qualidade – nunca deixa de nos surpreender. O século XIX gostava de fazer uma imagem de Mozart como “queridinho dos deuses”, um génio cuja música ia voando atrás dele. É também graças à pesquisa do especialista de Mozart Ulrich Konrad, que mergulhou profundamente nos esboços e autógrafos, que agora sabemos o quanto Mozart teve que trabalhar muito para a sua música, que soa tão leve e elegante. Isto pode ser lido no seu livro recomendado sobre Wolfgang Amadé Mozart.
aus dem Film „AMADEUS“
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1209262
(with Alla Turca)
para: Piano
Livro de partituras (Urtext)
№ do artigo: 401473
aus dem Film „JFK – TATORT DALLAS“
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1209272
aus dem Film „JENSEITS VON AFRIKA“
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1209266
Fronleichnamshymnus (Passion)
para: 3-stimmiger gemischter Chor (SABar) a cappella und Orgel
Livro de partituras
№ do artigo: 738333
Theme and 1st Variation
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 736651
para: Piano/Vocal/Chords
№ do artigo: 1530017
aus der Oper "Die Zauberflöte" KV 620
para: Coro masculino (TTB), piano
Livro de partituras
№ do artigo: 740368
para: gemischter Chor (SATB) und Orgel
Livro de partituras
№ do artigo: 730979
aus KV 623
para: Coro masculino (TTBB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 731019
aus der Oper "Die Zauberflöte" KV 620; 1. Str. E. Schikaneder; 2. u. 3. Str. H. Grunholzer
para: Coro feminino (SSA) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 731000
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