Você acha que não se pode discutir na música? Pelo contrário, a interminável “competição” é uma parte inseparável da própria música, seja entre instrumentos, dentro da dinâmica ou entre as frases. Num concerto a solístico, por outro lado, um solista excepcional faz um duelo com a orquestra que o acompanha. Mas no final, todos ganham! Podes descobrir como tudo começou aqui! E aqui encontrarás também uma grande selecção de partituras de concertos de todos os períodos históricos!
A palavra “Concerto” vem do termo itailano “concertare” (lutar, argumentar). O nome foi usado pela primeira vez para composições corais de igrejas com acompanhamento de baixo. Só os compositores barrocos italianos Alessandro Stradella, Giuseppe Torelli e Arcangelo Corelli começaram a compor na forma instrumental a que agora chamamos “concerto grosso”. Consiste num grupo instrumental menor de instrumentos solísticos (“concertino”), uma orquestra de acompanhamento maior (“ripieno”) e um baixo contínuo.
No barroco surgiram os primeiros concertinos com a forma clássica de três movimentos, para um ou as vezes para mais instrumentos. O mestre desta forma foi sem dúvida Antonio Vivaldi, que escreveu 447 concertos, entre eles 226 para violino. A obra concertante mais conhecida de Vivaldi é o Concerto para Violino As Quatro Estações. Igualmente conhecidos são as obras concertantes de J. S. Bach e G. F. Händel.
A forma do concertino também teve grande sucesso no período do classicismo. Todos os grandes compositores, que eram grandes virtuosos de piano ou de outros instrumentos, escreveram concertinos principalmente para si, mas também para outros tocadores virtuosos do seu tempo.
No período romântico, quase todos os grandes compositores se dedicaram à forma de concerto solo (ou duplo concerto). Seleccionámos aqui algumas peças favoritas:
para: Tuba, orquestra
Redução para piano, parte de voz solo
№ do artigo: 276319
para: Violoncelo solo, 2 trompas (Fá), orquestra de cordas, baixo contínuo
Set de partes
№ do artigo: 287568
Der Herbst aus "Die Jahreszeiten"
para: Violino solo, orquestra de cordas, baixo contínuo
Redução para piano, parte de voz solo
№ do artigo: 163446
Version for Horn in F and Horn in D
DOWANI 3 Tempi Play Along
para: Trompa
Livro de partituras, CD playback
№ do artigo: 299046
Arrangement for Tuba and Piano
para: Tuba, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 613401
Transcription
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 133481
para: Violoncelo, orquestra
Partitura, partes
№ do artigo: 380182
Existe um sítio Web separado da Stretta para o país Mundial. Se a sua encomenda tiver de ser entregue neste país, pode mudar, para que os prazos de entrega e as condições de envio sejam exibidos correctamente. O seu carrinho de compras e a sua conta de cliente permanecerão os mesmos.
mudar para Stretta Music Mundialficar em Stretta Music Portugal