O cravo é um instrumento de teclas e é considerado como um precursor do piano. O instrumento teve o seu florescimento com o seu mecanismo de tanger as cordas durante a renascença e no barroco.
A afinação de padrão naquela época se definia pelo tom lá (A4) de 415 Hz, aproximadamente meio tom mais grave que hoje em dia (440 Hz). Para que o cravo soe “limpo”, deve ser afinado pelo menos uma vez por dia devido à sua sensibilidade às alterações de calor e humidade. Um procedimento de afinação demora em média uns 20 minutos.
Além das numerosas obras solísticas (tais como sonatas, suites, toccatas, variações e muito mais) de compositores como p.ex.
... cravo é considerado – junto com o órgão, a teorba e o alaúde – no baixo contínuo como o instrumento central de todos os conjuntos barrocos.
A sua forma de tocar acordes forma a ponte harmónica entre a melodia e os instrumentos de baixo. Na função de ligação em um instrumento de teclas no baixo contínuo é parecido a harmonia do teclado moderno ou da guitarra de uma banda rock-, pop ou jazz.
Uma característica típica dos modos de interpretação da literatura barroca para cravo são muitos ornamentos, tais como trilos, mordentes, grupettos e mordentes alterados, que são particularmente proeminentes no barroco francês entre os compositores como François Couperin e Rameau. Mas também no famoso Cravo Bem Temperado de J. S. Bach se encontram vários ornamentos desses.
Como instrumento típico dos ricos (burguesia e nobreza), o fim definitivo do instrumento foi marcado com a revolta popular contra o establishment durante a Revolução Francesa (1789 a 1799). Naquela época, muitos cravos e clavicórdios foram jogados das janelas em cima das ruas parisienses e queimados por raiva do povo!
Com o renascimento música antiga a partir dos anos 1970, foram (re)construídos e tocados cada vez mais cravos novos. Pioneiros como Gustav Leonhardt, Ton Koopman, Nikolaus Harnoncourt foram essenciais na descoberta e no estabelecimento das antigas técnicas de tocar, mas também muitos apreciadores de música redescobriram a música antiga.
Hoje em dia é possível encontrar no mundo inteiro réplicas muito parecidas ao original de fabricantes flamengos, franceses, italianos, austríacos e alemães. Todos têm as suas próprias características sonoras. O conhecimento da prática de apresentação histórica para cravo de acordo com os costumes da época é hoje em dia algo óbvio para a maioria dos músicos, mesmo tocando em instrumentos modernos como o piano.
para: Cravo [piano]
Partituras
№ do artigo: 4560
para: Órgão [cravo]
Partituras
№ do artigo: 2545
aus "Il secondo libro di toccate d’intavolatura di cembalo e organo"
para: Órgão [cravo]
Partituras
№ do artigo: 2900
BuxWV 171
para: Órgão [cravo]
Partituras
№ do artigo: 3150
aus "Pièces de Clavecin, Dix-Septième Ordre"
para: Cravo [piano]
Partituras
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para: Órgão [cravo]
Partituras
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From "The Sufferings of the Queen of France" (No. 5/6)
para: Cravo [piano]
Partituras
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g-Moll, BWV 782
para: Cravo [piano]
Partituras
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aus: "Modulatio organica super Magnificat octo ecclesiasticis tonis respondens"
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para: Órgão [cravo]
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para: Piano [cravo]
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BWV 943
para: Órgão [cravo]
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aus: "Tabulatura / Darinnen Etzliche Präludia, Toccaten und Couranten uff das Clavir gesetzt"
Leipzig, 1645
para: Órgão [cravo]
Partituras
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aus: "Six Fugues pour les Orgues ou le Clavecin", Amsterdam 1770
para: Órgão (manualiter) [cravo]
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Amsterdam, 1671
para: Órgão [cravo]
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BWV 999
para: Cravo [piano]
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aus: "Tabulatura / Darinnen Etzliche Präludia, Toccaten und Couranten uff das Clavir gesetzt"
Leipzig, 1645
para: Órgão [cravo]
Partituras
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aus: Six Fugues pour L’Orgue ou Le Clavecin, op. 6
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para: Órgão [cravo]
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From "The Sufferings of the Queen of France" (No.3/4)
para: Cravo [piano]
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aus dem Klavierbüchlein für Wilhelm Friedemann Bach, BWV 841 und 842
para: Cravo [piano]
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aus "Zwölf Minuet auf das Clavier, welche, auch mit Accompagnierung einer Violin, Flaute–Traversiere, Oboe &c.&c. nach Belieben können gespielet werden"
Augsburg, 1758
para: Piano [cravo]
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a-Moll, BWV 784
para: Cravo [piano]
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from "Ye Tuneful Muses"
Z. T681
para: Cravo [piano]
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aus: „Six Fugues pour les Orgues ou le Clavecin“
para: Órgão [cravo]
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para: Órgão [cravo]
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g-Moll
para: Cravo [piano]
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d-Moll
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aus "Sei Fughe e Preludie per il Clavicembalo ò Organo", op. 6
para: Órgão [cravo]
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para: Cravo [piano]
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c-Moll, BWV 773
para: Cravo [piano]
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From "The Sufferings of the Queen of France" (No.1/2)
para: Cravo [piano]
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K. 87 (Longo 33)
para: Cravo [piano]
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para: Órgão [cravo]
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aus dem Tabulaturbuch von J. V. Eckelt, 1690–1692
para: Órgão (manualiter) [cravo]
Partituras
№ do artigo: 5706
para: Órgão [cravo]
Partituras
№ do artigo: 2707
BWV 919
para: Cravo [piano]
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aus dem Fitzwilliam Virginal Book (nach J. Dowland)
para: Cravo [piano]
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№ do artigo: 5736
aus: Huit Fugues pour le Clavecin ou l'orgue
para: Piano [cravo/órgão]
Partituras
№ do artigo: 3049
aus: Collectaneorum musicorum, Wien 1718
para: Órgão [cravo]
Partitura, partes (download PDF)
№ do artigo: 6167
fürs Clavier
para: Piano [cravo]
Partituras
№ do artigo: 4982
para: Cravo [piano]
Partituras
№ do artigo: 2889
aus "Nouveau Livre de Noels pour l’Orgue et le Clavecin"
para: Órgão [cravo]
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№ do artigo: 3220
K. 9 (Longo 413)
para: Cravo [piano]
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№ do artigo: 3193
aus: Huit Fugues pour le Clavecin ou l'orgue
para: Piano [cravo/órgão]
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№ do artigo: 3010
BWV 801
para: Cravo [piano]
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№ do artigo: 1099
K. 159 (Longo 104)
para: Cravo [piano]
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№ do artigo: 1964
aus: Der wohl-unterwiesene Clavier-Schüler
Augsburg, 1755
para: Piano [cravo]
Partituras
№ do artigo: 5426
K 398
para: Cravo [piano]
Partituras
№ do artigo: 4819
aus: Clavierübungen, Erste Sammlung
Berlin 1761
para: Cravo [piano]
Partituras
№ do artigo: 3020
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