Filtros básicos
Instrumento
Estilo
Palavra-chave
Edição
Aprender
Idioma
Dificuldade

Madeiras – Partituras, livros didáticos & métodos

Ao contrário do que se poderia imaginar, o termo “instrumentos de madeiras” não tem nada a ver com o material do qual a flauta, oboé, clarinete, fagote e saxofone são feitos. O termo se refere muito mais à forma como o som é produzido através de uma palheta feita de madeira de bambu especial ou através de uma palheta livre, que forma uma corrente de ar de forma plana.

Leia mais sobre a história dos instrumentos de madeira aqui, navegue pelas partituras interessantes e não deixe de dar uma olhada nos nossos downloads de partituras para madeiras!

Visão geral da história dos instrumentos madeira

Da enorme variedade de instrumentos de sopro que existiram desde a antiguidade até ao período Barroco, os instrumentos de madeiras mais comuns que se desenvolveram até a época de J. S. Bach (Barroco) eram o flauta de bisel, a flauta traversa (precursora da flauta transversal), oboé e o fagote. No entanto, passaram vários séculos até esses instrumentos assumirem a sua forma actual, com muitos desenvolvimentos técnicos e inovações.

A partir do início do século XVIII, o clarinete foi aparecendo aos poucos. Depois da segunda metade do século XIX, o instrumento encontrou o seu lugar fixo na orquestra sinfónica e tornou-se muito popular como instrumento solista. O melhor exemplo é o famoso concerto de clarinete de W. A. Mozart .

Por último apareceu o saxofone no século XIX, que é feito inteiramente de latão, mas pertence à secção das madeiras. Igual ao clarinete, o som é produzido através de uma palheta, e o sistema de chaves também é quase igual. O saxofone nunca realmente encontrou o seu caminho para a orquestra sinfónica clássica. Porém ele é, junto com a trompete e o trombone, um dos principais instrumentos de sopro na música jazz, soul, pop e rock.

Gostarias de aprender um instrumento de madeira?

Informe-se no Jornal Stretta! Lá, os especialistas respondem todas as perguntas importantes:

Mais links para os instrumentos de madeira:

Verband deutscher MusikschulenBundesverband der Freien MusikschulenJeunesses Musicales DeutschlandFrankfurter Tonkünstler-BundBundes­verb­and deutscher Lieb­haber-OrchesterStützpunkt­händ­ler der Wiener Urtext Edition

© 2004–2024 Stretta Music. Envio de partituras – encomendar e comprar partituras online.

O teu especialista em todos os tipos de partituras. Loja online, partituras, play along para download, livros, estantes partituras, candeeiros para estantes partituras,acessórios.

Existe um sítio Web separado da Stretta para o país Mundial. Se a sua encomenda tiver de ser entregue neste país, pode mudar, para que os prazos de entrega e as condições de envio sejam exibidos correctamente. O seu carrinho de compras e a sua conta de cliente permanecerão os mesmos.

pt-netmudar para Stretta Music Mundialpt-ptficar em Stretta Music Portugal