Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
№ do artigo: 220206
№ do artigo: 220204
para: AKK 2 EL
№ do artigo: 218887
para: Percussão
№ do artigo: 219551
para: Acordeão diatónico
Edição única
№ do artigo: 219321
para: Orquestra de acordeão
Set de partes
№ do artigo: 219233
para: Clarinete, piano
№ do artigo: 485247
para: Violoncelo
№ do artigo: 485240
para: Violino, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 141690
para: Coro misto (SABar) a cappella
№ do artigo: 214692
para: Piano
№ do artigo: 353677
para: 3 violinos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 288523
(II. Sinfonie)
para: Orquestra
Partitura de bolso
№ do artigo: 288522
D Abendkonzert - Nr. 1: Einleitungsstück
para: Orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 287690
für 4 Blockflöte
para: 4 flautas de bisel (SATB quarteto)
Partitura de conjunto
№ do artigo: 397343
para: Violino, piano
№ do artigo: 177545
para: Acordeão diatónico
№ do artigo: 185852
para: Flauta de bisel soprano
№ do artigo: 173218
für Orgel
Duisburger Orgelreihe
para: Órgão
Parte órgão
№ do artigo: 169500
para: Órgão
№ do artigo: 180275
No.8 Prelude: Winter
para: Oboe, Klarinette, Tromp. (oder Cornet in A), Trommel und Klavier
Partitur
№ do artigo: 354478
aus "The Midsummer Marriage"
para: gemischter Chor (SATB), Soli (SMezTB) und Orchester
Partitura de bolso
№ do artigo: 354210
for piano and orchestra
para: Piano, orquestra
Partitura de bolso
№ do artigo: 355806
arranged for two guitars
para: 2 guitarras
Partitura de conjunto
№ do artigo: 355197
GeWV 49
para: Coro misto (SSATBB), orquestra
Partitur
№ do artigo: 351913
op. 28
para: Violino, piano
№ do artigo: 288928
para: Flauta
Partitura orquestral
№ do artigo: 283136
für Solovioline und Streichorchester
Ausgabe für Violine und Klavier
para: Violino, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 282994
para: Conjunto de Violino
Partitura orquestral
№ do artigo: 282805
für Klaviertrio
para: Violino, violoncelo, piano (trio con piano)
Partitura, partes
№ do artigo: 283294
Quintetto ungherese
para: 5 instrumentos de madeiras (quinteto)
Set de partes
№ do artigo: 283270
para: Oboé, clarinete, fagote
Partitura, partes
№ do artigo: 171840
para: Violoncelo
№ do artigo: 425674
para: BFL QUARTETT GES KLAV PERC
Partitura, partes
№ do artigo: 185113
Saxophonar 15
para: A-SAX KLAV SCHLAGZ
Partitura, partes
№ do artigo: 163963
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 161849
para: Horn, Trumpet and Trombone
Buch
№ do artigo: 147878
para: GES-M (BAR) STR QUARTETT
Partitura orquestral
№ do artigo: 156392
para: 2 trompas
№ do artigo: 156086
para: FL VL VC CEMB
№ do artigo: 160168
para: Flauta alto
№ do artigo: 158308
para: Viola
№ do artigo: 154014
para: GES-M (MEZZ) FL KLAV
Partitura orquestral
№ do artigo: 153498
para: 3 guitarras
Partitura de conjunto
№ do artigo: 413752
Für einen Blockflötenspieler
para: Flauta de bisel
№ do artigo: 413552
Accort A 3
para: BFL ENSEMBLE SCHLAGZ
Partitura orquestral
№ do artigo: 104805
para: FL 2 VL KLAV
Partitura orquestral
№ do artigo: 188042
para: Voz (alto)
№ do artigo: 185066