Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
para: Orquestra de salão
Partitura orquestral
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para: SPR VC KLAV
Partitura orquestral
№ do artigo: 228862
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
№ do artigo: 222190
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
№ do artigo: 219606
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
№ do artigo: 218884
para: Orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 1349796
para: 4 violinos
Partitura orquestral
№ do artigo: 1340505
para: Mixed Ensemble
Partitura orquestral
№ do artigo: 851938
Buch
№ do artigo: 264684
para: Choir a Cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 338270
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 1653411
para: Orquestra de câmara
Partitura orquestral
№ do artigo: 833297
para: Violoncelo
Livro de partituras
№ do artigo: 833280
Partitura orquestral
№ do artigo: 833194
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 833174
para: Vocal, Clarinet, Violin and 2 Pianos
Partitura orquestral
№ do artigo: 833173
Partitura orquestral
№ do artigo: 833107
para: Conjunto de metais
Partitura orquestral
№ do artigo: 833085
para: Orquestra de câmara
Partitura orquestral
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para: Conjunto misto
Partitura orquestral
№ do artigo: 833016
para: Saxofone
Livro de partituras
№ do artigo: 832924
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Partitura orquestral
№ do artigo: 832637
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 832563
para: soli, choir and orchestra
Redução para piano
№ do artigo: 832491
para: Guitarra
Partitura orquestral
№ do artigo: 833462
para: Opera
Partitura orquestral
№ do artigo: 833407
para: Voz, piano
Livro de partituras
№ do artigo: 833301
para: Recorders [SAT]
Partitura, partes
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para: Orquestra sinfónica
Partitura de bolso
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para: Voz (barítono), piano
Partitura orquestral
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para: Oboé, violoncelo, piano
Partitura orquestral
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para: 6 PERC
Partitura orquestral
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para: Blockflöte / Flöte / Oboe /KLAR) Gitarre, (KB) 2 KEYB (Vibraphon/KLAV)
Partitura orquestral
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para: 3 Klarinetten, 2 XYL 2 Klaviere, Streichquartett
Partitura orquestral
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para: Fagote, orquestra
Partitura orquestral
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para: Violoncelo
Partitura orquestral
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para: Coro misto a cappella
Partitura orquestral
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para: Coro misto a cappella
Partitura orquestral
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para: Coro misto a cappella
Partitura orquestral
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para: Coro masculino
Partitura orquestral
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para: Coro masculino
Partitura orquestral
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para: GCH (SAT/SMA)
Partitura orquestral
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para: 8 instrumentos (octeto)
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para: 16 GES
Partitura orquestral
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para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
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para: 4 flautas de bisel (quarteto)
Partitura orquestral
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para: Flauta
Partitura orquestral
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