Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
for violin and piano
para: Violino, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 428813
para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
№ do artigo: 359181
dem Andenken an Maria Vogel
1972/76
para: 2 violinos, viola, violoncelo, piano (quinteto para piano)
Partitura, set de partes
№ do artigo: 380213
for 2 and 3 violas
para: 2–3 violas
Partitura de conjunto
№ do artigo: 610100
para: OB VC CEMB
Livro
№ do artigo: 359229
for flute solo
para: Flauta
Livro de partituras
№ do artigo: 634819
para: Violoncelo, orquestra
Partitura, partes
№ do artigo: 380182
Ten pieces for harp based on songs of various Jewish communities
para: Harpa
Livro de partituras
№ do artigo: 648985
para: Violino, harpa
№ do artigo: 364519
para: Harpa
№ do artigo: 376261
für Solostimmen, gemischten Chor und Instrumente
aus der Bühnenmusik zu dem Drama "Don Carlos" von Friedrich von Schiller
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 136907
para: Viola [violino/violoncelo], orquestra de corda
Partitura orquestral
№ do artigo: 678397
Michail Woskressenski gewidmet
para: Piano
Partitura orquestral
№ do artigo: 380159
Natalja Gutman gewidmet
para: Violoncelo, piano
Partitura, partes
№ do artigo: 380181
para: Solistas, coro misto, orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 380212
(Gottesdienst)
para: Coro misto (SABar) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 753396
para: Coro misto a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730719
para: Coro misto a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730721
Tratschende Frauen; aus: Zwei Kanons; Slowakische Volksdichtung in ungarischer Übersetzung
para: Coro misto a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730989
aus dem "Gloria" für gemischten Chor, Sopran-Solo und Orchester
para: Coro masculino (TTBB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 740388
Nr. 3 aus: Drei Chorlieder vom Wein
para: Coro masculino (TTBB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 733627
An meinem Grab zu singen; Nr. 3 aus: Hesse-Lieder
para: Coro misto (SATB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 733616
from "Carmina Burana"
para: gemischter Chor (SATB) und Klavier
Livro de partituras
№ do artigo: 730986
zum Fest des Hl. Antonius von Padua
para: Coro masculino (TTBB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 740389
Wie ein Strom möcht' ich fließen; aus: Zwei Kanons; Slowakische Volksdichtung in ungarischer Übersetzung
para: Coro misto a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730988
from "Catulli Carmina"
para: Coro misto (SATB) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 730987
Nr. 1 aus: Idegen földön
para: Coro feminino (SMezA) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 731009
"Des Knaben Wunderhorn"; Nr. 8 aus: Acht Chorlieder
para: Coro feminino (SSAA) a cappella
Livro de partituras
№ do artigo: 740356
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