Poucos movimentos artísticos mudaram tanto a percepção do mundo e do ser humano como a música do período clássico. O foco já não é a fé em deus, mas a fé nas capacidades humanas, na sua sensatez e racionalidade. Aprenda tudo sobre os compositores e descubra connosco todas as partituras do período clássico.
A música do período clássico foi tão influente que deu o seu nome a todo um género de música, a música clássica, ao contrário da música popular ou música folclórica.
Uma característica essencial da música do período clássico é a mudança radical das estruturas musicais complexas, polifónicas e do contraponto para estruturas homofónicas mais simples com uma melodia principal e um acompanhamento harmónico. Porém, a polifonia não foi esquecida; todos os compositores famosos dominavam as formas polifónicas e, de vez em quando, usavam elas nas suas composições. Nas partes em que um compositor do período clássico usou uma fuga, nos encontramos normalmente o clímax composicional da peça. Como exemplo podemos usar várias obras sacras (como por exemplo o Requiem de W. A. Mozart), más também Quartetos de cordas de L. van Beethoven mais tardios (por ex. Op. 133).
A forma musical mais famosa é sem dúvida a forma sonata. Ela virou a base de todas as formas musicais importantes da época: Concertino, sinfonia, sonata, e cuarteto de cordas. Também a ópera do barroco foi modernizada, principalmente pela reforma do componista Christoph Willibald Gluck.
O piano tornou-se sem dúvida o instrumento solístico de acompanhamento mais importante devido ao seu aperfeiçoamento técnico. Novos instrumentos foram acrescentados à orquestra (clarinete, contrafagote), e muitos outros instrumentos (especialmente instrumentos de sopro) foram tecnicamente melhorados por modernos sistemas (de válvula) (oboé, flauta, trompa, trompete e muitos outros). No entanto, no final do século XVIII, o cravo e vários outros instrumentos barrocos desapareceram em grande parte.
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 1689539
1. Satz Allegro
para: 3 saxofones
Partitura, partes
№ do artigo: 1689731
17 famous pieces for recorder & piano
para: Flauta de bisel, piano
Partitura de piano, áudio online (playback)
№ do artigo: 1668888
Hob XI: 49–72
Band III des Haydn-Verzeichnisses
para: Baryton (viola) [viola da gamba/violino], viola, violoncelo
Parte violoncelo
№ do artigo: 1697044
Hob XI: 49–72
Band III des Haydn-Verzeichnisses
Baryton-Stimme (Viola da Gamba)
para: Baryton (viola) [viola da gamba/violino], viola, violoncelo
Parte
№ do artigo: 1697037
Hob XI: 49–72
Band III des Haydn-Verzeichnisses
Barytonstimme im Violinschlüssel
para: Baryton (viola) [viola da gamba/violino], viola, violoncelo
Parte
№ do artigo: 1697041
para: Baryton (viola) [viola da gamba/violino], viola, violoncelo
Parte de viola
№ do artigo: 1697042
original for Cembalo [Fortepiano] and Orchestra
para: 2 pianos
Partitura, parte
№ do artigo: 1672532
para: Flauta, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 1684656
para: Violoncelo, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 1660329
Original scoring (Mozart) / Later scoring (Mozart) / Posthumous double scoring
para: Orquestra sinfónica
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 1689537
Kiddies First! – Sehr leichte Easy Stimme & Orchester
para: Conjunto variável
№ do artigo: 1690252
para: Flauta, oboé, clarinete, trompa, fagote (quinteto de sopro)
Partitura, partes
№ do artigo: 1696757
in Re magg. per archi e basso continuo
para: Cordas, baixo contínuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 1672851
from the Festa teatrale "Le feste d'Apollo", Parma Version 1769
Bärenreiter Urtext
Redução para piano (Urtext)
№ do artigo: 1689646
para: 2 trompas, cordas
Set de partes
№ do artigo: 1678131
Der Winterspass für Akkordeonorchester
para: Orquestra de acordeão
Set de partes
№ do artigo: 1668386
para: Orquestra de sopros
Partitura, partes
№ do artigo: 1690638
Bärenreiter Urtext
para: Clarinete, trompa, fagote, violino, viola, violoncelo, contrabaixo (septeto)
Set de partes
№ do artigo: 1666896
Music for Voice and Guitar
para: Voz, guitarra
Livro de partituras (antologia), áudio online
№ do artigo: 1689185
Brahms – Mozart – Cherubini
para: Solistas, coro misto, orquestra
3 CDs
№ do artigo: 1681518
Linz' Symphony
para: Orquestra sinfónica
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 1681472
para: Orquestra de câmara
Set de partes
№ do artigo: 1678126
volume 1: Nos. 1–3
para: Violoncelo, baixo contínuo
Partitura, parte
№ do artigo: 1668432
Nos. 4–6
para: Violoncelo, baixo contínuo
Partitura, parte
№ do artigo: 1668431
Schirmer Performance Editions
para: Piano
Livro de partituras, áudio online
№ do artigo: 1678143
Bärenreiter Urtext
para: Violino, violoncelo, piano (trio con piano)
Partitura de piano, partes (Urtext)
№ do artigo: 1689572
para: Orquestra sinfónica
Partitura (Urtext)
№ do artigo: 1681436
Hob XI: 49–72
Band III des Haydn-Verzeichnisses
para: Baryton (viola) [viola da gamba/violino], viola, violoncelo
Partitura orquestral
№ do artigo: 1697039
Linz' Symphony
para: Orquestra sinfónica
Partes de harmonia (completas)
№ do artigo: 1681482
op. 127, 130, 131, 132, 133, 135
Bärenreiter Urtext
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Partitura de bolso (Urtext)
№ do artigo: 1615870
Ergänzt und herausgegeben von Howard Arman
para: 2 solistas (SB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Partitura orquestral
№ do artigo: 1671846
para: Clarinete, fagote, trompa, 2 violinos, viola, violoncelo
Partitura, partes
№ do artigo: 1668409
Dramma eroicomico
para: Vozes solistas, coro misto, orquestra, baixo contínuo
Redução para piano
№ do artigo: 1678154
from L’amant anonyme
para: Orquestra de cordas
Partitura, partes
№ do artigo: 1684554
BÄRENREITER URTEXT
Spielpartitur, Sammelband, Urtextausgabe
№ do artigo: 1615906
Dramma eroicomico
para: Vozes solistas, coro misto, orquestra, baixo contínuo
Partitura (capa dura)
№ do artigo: 1678155