“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 212932
Parte órgão
№ do artigo: 223095
Gleichwie der Regen und Schnee vom Himmel fällt
Weimarer Fassung
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 247328
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 348166
Viola 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 373327
Parte
№ do artigo: 164959
Kantate zum 3. Sonntag nach Epiphanias
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 673231
Cantata for the 7th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 673186
Kantate zum 3. Pfingsttag
Stuttgarter Bach-Ausgaben (durchgesehene Neuauflage)
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 677331
Kantate zum 4. Sonntag nach Epiphanias
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 424877
Kantate zum 1. Sonntag nach Epiphanias
Früher J.S. Bach zugeschriebenes Werk
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), flauta, cordas, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 424482
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 424385
Funeral motet
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 373120
Funeral motet
para: Coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 373119
Hunting Cantata
para: 4 solistas (SSTB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 797992
Cantata for the feast of John the Baptist
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 1628923
Kantate zum Fest Mariae Heimsuchung (Leipziger Fassung)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 497397
Cantata for Palm Sunday or for the feast of the Annunciation
Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 vozes solistas (ATB), coro misto, orqueta, baixo contínuo
Parte violino solo
№ do artigo: 234008
Version Koch
Stuttgarter Bach-Ausgaben Urtext
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Parte órgão
№ do artigo: 424203
Kantate zum Sonntag Exaudi
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violoncelo (parte orquestral)
№ do artigo: 423320
16th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 232795
Wedding Cantata – Was Gott tut das ist wohlgetan
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben – revised edition
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233551
Bestimmung unbekannt
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233515
Kantate zum 18. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233503
Cantata for the Sunday after New Year
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 vozes (SB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 233007
Cantata for the 2nd day of Pentecost
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 2 solistas (SB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo (parte orquestral)
№ do artigo: 233142
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 385324
Parte cravo
№ do artigo: 385320
nach BWV 249, Nr. 1
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 234260
nach BWV 249, Nr. 1
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 234259
nach BWV 249, Nr. 1
para: Orquestra sinfónica
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 234257
Early version
Bärenreiter Urtext
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SSAATTBB), orquestra
Violino 1b (parte orquestral)
№ do artigo: 459767
Kantate zum 4. Sonntag nach Trinitatis
para: Violino
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 234045
Kantate zum Sonntag Exaudi
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 234022
Kantate zum Sonntag Sexagesimae
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 233998
Kantate zum 17. Sonntag nach Trinitatis
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233735
Kantate zum 4. Sonntag nach Epiphanias
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 1 (parte orquestral)
№ do artigo: 233331
Kantate zum Ratswechsel
Umgestaltung der gleichnamigen Kantate zum 12. Sonntag nach Trinitatis BWV 69a
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 233159
B minor BWV 103
Cantata for the Sunday of Jubilate
para: 2 solistas (AT), coro misto (SATB), orquestra, órgão
Parte órgão
№ do artigo: 1642616
Cantata for the 3rd Sunday after Epiphany
BWV 72
para: 3 vozes solistas (SAB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 1552664
Cantata for the 20th Sunday after Trinity.
Leipzig Version.
Reconstruction Masaaki Suzuki
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 797126
Cantata for the 20th Sunday after Trinity.
Leipzig Version.
Reconstruction Masaaki Suzuki
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 797123
Cantata for the 8th Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 683894
Trauerode für Solostimmen (SATB), gemischten Chor (SATB), Kammerorchester
Orgel
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra de câmara
Parte órgão
№ do artigo: 681148
Kantate zum Sonntag nach Neujahr
Orgel
para: 3 solistas (SAT), coro misto (SATB), 2 violinos, viola, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 681095
Cantata for the 23rd Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz solista (soprano), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 673163
Cantata for the 23rd Sunday after Trinity
Urtext Stuttgarter Bach-Ausgaben
para: Voz solista (soprano), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Parte órgão
№ do artigo: 673160
para: Orquestra sinfónica
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 585548