Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
für Bariton und Klavier
para: Voz (barítono), piano
Partitura orquestral
№ do artigo: 486502
para: Flauta, clarinete, fagote
Partitura, partes
№ do artigo: 430477
para: Blockflöte / Flöte / Oboe /KLAR) Gitarre, (KB) 2 KEYB (Vibraphon/KLAV)
Partitura orquestral
№ do artigo: 472759
para: Cello and Guitar
Partitura orquestral
№ do artigo: 333980
para: Coro misto (SATB), piano
Partitura de coro
№ do artigo: 1111310
para: Clarinet, Oboe, Bassoon and String Orchestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 1177568
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1174436
Partitura orquestral
№ do artigo: 1174274
para: Orquestra sinfónica
Partitura de bolso
№ do artigo: 114335
Opera Completa
para: Vocal and Piano Reduction
Redução para piano
№ do artigo: 1548170
und Streichorchester (Orchester)
Partitur
para: ORCHESTERWERKE STREICHORCHESTER SOLO-HARFE
Partitura orquestral
№ do artigo: 1546685
Klassik
Partitura orquestral
№ do artigo: 1542581
Klassik
Partitura de bolso
№ do artigo: 1542392
para: Violino, violoncelo, piano (trio con piano)
Partitura, partes
№ do artigo: 286324
para: Coro feminino (SSAA), piano
Einzelstimme
№ do artigo: 904922
Klassik
para: Marimba
Livro de partituras
№ do artigo: 1103831
para: Viola
№ do artigo: 132701
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Set de partes
№ do artigo: 158135
for organ
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 471912
para: Acordeão
№ do artigo: 273479
para: Acordeão
№ do artigo: 273393
para: Acordeão
№ do artigo: 273351
Musik zum Stummfilm Die Stadt ohne Juden (1924) von Hans Karl Breslauer nach Musik zum Stummfilm Die
para: Ensemble
Partitura orquestral
№ do artigo: 1541770
Buch
№ do artigo: 1539853
Klassik
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1539718
para: 2 guitarras
№ do artigo: 378068
para: Clarinete, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 432456
para: Flauta de bisel, acordeão
№ do artigo: 377430
Partitura orquestral
№ do artigo: 558854
para: Harpa
Parte(s)
№ do artigo: 555082
Livro (capa dura)
№ do artigo: 274738
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
№ do artigo: 295522
para: Trombone, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 296032
Worte - Formen - Töne
para: Flauta
Partitura orquestral
№ do artigo: 374018
Per Ottavino/Flauto E Clavicembalo
para: Flauta, piano
Partitura orquestral
№ do artigo: 388646
para: SAX ENSEMBLE SCHLAGZ
Partitura orquestral
№ do artigo: 393032
para: Coro misto a cappella
Partitura vocal
№ do artigo: 343712
Hymnen zur Fronleichnams-Prozession
para: gemischter Chor (2 gleiche oder 4 gemischte Stimmen) mit Bläsern oder Orgel
Set de partes (instrumentos de sopro)
№ do artigo: 202655
1. Spruch "Ein Mädchen und ein Gläschen Wein" / 2. Inserat "Die verehrlichen Jungen"
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 204235
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 203924
aus "Kanon Pokajanen"
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 1019891
para: Coro misto (SATB), orquestra de cordas
Partitura de coro
№ do artigo: 1019890
aus "...inwendig voller figur"
para: Voz (barítono)
№ do artigo: 103070
3 Lieder für hohe Singstimme und Klavier
para: Voz (aguda), piano
№ do artigo: 244520
para: 4 flautas de bisel (quarteto)
Partitura orquestral
№ do artigo: 378084
– Copy on request –
para: Coro feminino a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 196263
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 196255