“Só de um seria possível criar de todos algo novo – de J. S. Bach!” (Robert Schumann)
Johann Sebastian Bach (1685-1750) é mais do que o epítome da música barroca. Diante da abundância e da riqueza inesgotável de suas obras, a gente fica maravilhado e se pergunta como uma única pessoa poderia realizar essa proeza. Faça os outros se maravilharem: Com a música de Bach usando as partituras do Stretta!
Leia mais sobre a vida de Bach e a sua vida após a morte aqui:
Depois de alguns cargos como organista, onde muitas vezes fazia mais confusão do que ajudava a comuna com suas habilidades de improviso e com as suas experiências harmónicas, J. S. Bach assumiu um cargo como organista da corte e músico de câmara do Duque de Saxe-Weimar em 1708. Foi durante este tempo que ele compôs a maioria das suas obras para órgão Partituras para órgão de J. S. Bach.
Em 1714 ele foi promovido para ser concertista da orquestra da corte. Ligado a isso, ele tinha a obrigação de compor regularmente uma cantata para a missa de domingo. Naquela época foi criada a base com aproximadamente 300 Cantatas de Bach, das quais se conservaram umas 200.
Na sua próxima estação como mestre de capela do Príncipe de Anhalt-Köthen a partir de 1717 Bach não precisava mais compor música sacra. Foi nessa época que muitas das suas obras instrumentais foram escritas, entre outros os Concertos de Brandenburgo de J. S. Bach.
Com seu último cargo como Thomaskantor em Leipzig, Bach entrou no serviço municipal em 1723. Ele foi responsável pela música nas quatro igrejas principais de Leipzig e dava aula no internato da Thomasschule. Até hoje, o coro masculino de São Tomás é um dos coros masculinos mais importantes e tradicionais do mundo inteiro. Nos últimos anos da sua vida, Bach era quase cego. Ele escreveu obras que são consideradas a soma e o auge da arte do contraponto, como a "Oferenda Musical" ou a "Arte da Fuga". A Missa em Si Menor de J. S. Bach na sua forma final também faz parte deste trabalho tardio.
Como era comum no século XVIII, as obras de Bach foram esquecidas rapidamente após a sua morte. Só a música nova era interessante. Entretanto, os filhos do compositor e os seus sucessores com o cargo de Thomaskantor preservaram suas lembranças e suas obras. Compositores da Primeira Escola de Viena como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven admiraram acima de tudo o contrapunista Bach e aprenderam mais sobre esta área com as suas obras.
O renascimento de Bach no século XIX foi provocado novamente pela apresentação da Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach por Felix Mendelssohn-Bartholdy em Berlim, 1829. Outro marco importante foi a primeira edição completa das obras de Bach que surgiram entre 1850-1899. O “Neue Bach-Ausgabe’, que é fundamental hoje em dia, surgiu entre 1954-2007, inicialmente como uma produção comunitária alemã-alemã publicada pela editora Bärenreiter.
A Partitura original da “Missa em Si Menor” de Bach foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015.
Johann Sebastian Bach veio de uma família de músicos que se estendeu durante séculos. Quatro dos seus filhos continuaram esta tradição e também se tornaram compositores. Eles foram até Londres ou Milão. Suas obras representam o período de transição entre a música do barroco, exemplificada pelo pai, e a música do período clássico.
Klassik
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1195639
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 834183
Geistliche Musik
para: Handbells [3-5]
Edição única
№ do artigo: 1116826
para: Trompete und Combo
Livro
№ do artigo: 1327829
Klassik
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1105392
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 1640206
"Triple Concerto"
Bärenreiter Urtext
para: Cravo, flauta, violino, cordas, baixo contínuo
Parte violoncelo (contrabaixo/violone)
№ do artigo: 817352
Secundum Evangelistam Matthaeum
para: Voz, piano
Redução para piano
№ do artigo: 1541389
25. Sonntag nach Trinitatis
para: Solistas, coro misto, orquestra
Redução para piano
№ do artigo: 1640193
para: Tuba, piano
№ do artigo: 225086
para: 2 guitarras
№ do artigo: 226854
para: 3 trompas
№ do artigo: 486623
para: Orquestra sinfónica
Viola (parte orquestral)
№ do artigo: 217377
para: Violino, cordas, baixo contínuo
Set de partes
№ do artigo: 247717
Kantate Nr. 22
para: 3 solistas (ATB), coro misto (SATB), oboé, orquestra de cordas, baixo contínuo
Violino 2 (parte orquestral)
№ do artigo: 328435
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 428151
para: 4 cravos, conjunto de cordas, baixo contínuo
Parte cravo 3
№ do artigo: 328042
Kirchenkantate für den 2. Osterfesttag (Ostermontag)
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 328027
para: FAG ORG
№ do artigo: 612165
Partitura de coro
№ do artigo: 611271
para: Violino, cordas, baixo contínuo
Set de partes
№ do artigo: 321165
para: Clarinete, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 1327740
am 4. Sonntag nach Trinitatis
para: Sopran solo, Alt solo, Tenor solo, Bass solo, Gemischter Chor, Oboe (Trompete), 1. Violine, 2. Violine, Viola, Basso continuo
Partitura orquestral
№ do artigo: 1639887
Kantate zum 1. Advent
para: 4 solistas (SATB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Violoncelo, contrabaixo (parte orquestral)
№ do artigo: 310886
Kantate Nr.80 BWV80 Orgel
para: Orquestra sinfónica
Parte órgão
№ do artigo: 643964
Triosonaten und Trios
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 1549083
2. Osterfesttag [Ostermontag]
para: Solistas, coro misto, orquestra
Klavierauszug vokal, Digitalartikel (AODP)
№ do artigo: 1640199
from "The Little Organ Book"
para: 4 Blockflöten (SSAT od. Sopranino, S, A, T)
Partitura de conjunto
№ do artigo: 726790
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 163153
para: 3 saxofones (SABar)
Partitura, partes
№ do artigo: 169816
Bwv 1020
para: Flauta, piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1019489
Kantate für den 3. Sonntag nach Trinitatis (und für jede Zeit)
Bach große "Kümmernis"-Kantate
para: 3 solistas (STB), coro misto (SATB), orquestra, baixo contínuo
Oboé (parte orquestral)
№ do artigo: 657868
para: Orquestra de acordeão
Partitura, partes
№ do artigo: 242372
para: Coro misto a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 1043083
4. Sonntag nach Epiphanias
para: Solistas, coro misto, orquestra
Klavierauszug vokal, Digitalartikel (AODP)
№ do artigo: 1640216
Fassung für Sopran
am Fest Mariae Reinigung
para: Voz (soprano), piano
Klavierauszug vokal, Digitalartikel (AODP)
№ do artigo: 1640221
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 1102677
para: Coro (3 vozes), piano
Partitura de coro
№ do artigo: 1097608
para: Handbells [3]
Edição única
№ do artigo: 1320689
3 Octaves of Handbells
para: Campanas
Partitura de coro
№ do artigo: 827409
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 870478
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 648627
für zwei Violinen, Viola und 2 Violoncelli übertragen von Ludwig van Beethoven
Nach dem Autograph erstmals herausgegeben und um das zugehörige Präludium ergänzt von Ernest Sauter
para: Quinteto de cordas
Parte para violino 2
№ do artigo: 624241
Partitura de bolso
№ do artigo: 1350354
Harmonia-Men's Choir
para: Coro masculino (TTBB), piano
Einzelstimme
№ do artigo: 916356
para: Oboé, piano
Partitura de piano, parte solista
№ do artigo: 1140907
Klassik
para: Coro misto (SATB); piano ad lib.
Partitura de coro
№ do artigo: 905287
Partition Pour Piano, Chant
para: Voz, piano
Edição única
№ do artigo: 834594